Arquivos Mensais

outubro2022

MEDICINA CHINESA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

🧠 Os pesquisadores investigaram a eficácia da adição da Medicina Chinesa aos protocolos de terapia medicamentosa padrão. Os resultados mostram aumento da resposta ao tratamento com níveis mais baixos de depressão e sintomas gerais.

⛩A acupuntura nos pontos shu foi considerada eficaz no tratamento de pacientes com depressão do tipo deficiência de yang. Pesquisadores do Hospital de Medicina Tradicional Chinesa de Quanzhou e do Hospital da Terceira Cidade de Quanzhou realizaram um experimento clínico comparando a eficácia do tratamento da depressão por deficiência de yang. Um grupo recebeu monoterapia com medicação SSRI e outro grupo recebeu medicação SSRI mais acupuntura. O protocolo integrativo de acupuntura combinada mais medicação rendeu melhores resultados para os pacientes. [1]

📌Os parâmetros observacionais neste estudo foram a pontuação da Escala de Depressão de Hamilton (HAMD), a Escala de Avaliação de Efeitos Colaterais (SERS) e o eletroencefalograma (EEG). O HAMD, usado para quantificar a gravidade da depressão do paciente, inclui dificuldades de sono, ganho de peso, sentimento de culpa, humor deprimido, ideação suicida, insônia, trabalho e atividades, agitação, ansiedade psíquica e somática, sintomas somáticos gastrointestinais, sintomas genitais, hipocondria e outros itens.

✍️Os pesquisadores usaram uma amostra de 80 pacientes internados nos hospitais de junho de 2019 a setembro de 2020. A base estatística dos pacientes era a mesma antes do experimento. A faixa etária de todos os pacientes foi de 18 a 60 anos. A pontuação do Mini-Mental State Examination (MMSE) foi superior a 12 pontos. Todos os pacientes preencheram os critérios para depressão moderada com base na CID-10 Classificação de Transtornos Mentais e Comportamentais. A pontuação da Escala de Depressão de Hamilton (HAMD) dos pacientes excedeu 18 pontos.

📈Os pesquisadores concluiram que os pontos shu escolhidos ao longo do meridiano Taiyang do pé estão intimamente relacionados às emoções e à saúde mental. A aplicação da acupuntura nesses pontos fortalece o yang e nutre os órgãos zang, alcançando assim o efeito de mitigar a depressão.

 

[1] Lin Yiru, Wang Jinyi, Ji Yaru, Lin Zihan, Curative Effects of the Combined Therapy of Warm Acupuncture at Back Shu Points of Liver and Bio-medicine on Depression of Yang Deficiency Type and Its Attenuating Effects, Acupuncture Research, November 2021, Volume 26, Issue 11.

Medicina Chinesa no Tratamento da Síndrome do Intestino Irritável

🀄️A síndrome do intestino irritável (SII), conhecida também como síndrome do cólon irritável, é uma doença funcional que causa sintomas, como dor na barriga, excesso de gases, prisão de ventre e diarreia, e que podem piorar com situações como estresse, ansiedade e o consumo de alguns alimentos e bebidas.

🌿Uma das consequências mais graves da síndrome é a redução da absorção de nutrientes oriundos da alimentação, causando, por vezes deficiências que impactam o organismo sistemicamente.

🔬Nesta Meta-análise, pesquisadores do Hospital of Chengdu University of Traditional Chinese Medicine, encontraram evidências de que a Medicina Chinesa pode servir como um método eficaz para tratar a Síndrome do Intestino Irritável na aplicação prática. Os pesquisadores indicam que a acupuntura combinada com fitoterapia chinesa é uma abordagem de tratamento eficaz e segura para pacientes com Síndrome do Intestino Irritável em comparação com a medicina ocidental. Manheiner confirmou a eficácia da acupuntura no alívio dos sintomas.